Informativo: jul. 2025
- Nigep Urca
- 19 de set.
- 3 min de leitura
Começo de segundo semestre com bancas!
No dia 02 de julho o professor Marcelo Moura-Fé (URCA) participou da banca de qualificação da tese de doutorado da geógrafa Monica Marlise Wiggers, do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participaram da banca os professores Sidnei Luís Bohn Gass (orientador), Roberto Verdum, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a profa. Simone Scifoni da Universidade de São Paulo - Foto 1.

A tese, que tem como objetivo, analisar o cenário da patrimonialização da natureza no estado do Rio Grande do Sul, foi aprovada pela banca e promete fazer muito boas contribuições para uma temática pouca abordada na literatura científica brasileira.
No dia 07 de julho a banca foi de qualificação de dissertação, no Mestrado Profissional em Geografia (GeoProf), do Programa de pós-graduação em Geografia da UFRN, em Caicó-RN.
A dissertação avaliada e aprovada, da mestranda Juliete da Costa Rodrigues, tem como título: "Geoeducação no contexto do Geoparque Seridó: o jogo de tabuleiro como recurso didático no ensino de Geografia". Na banca de avaliação estiverem presentes os professores Leandro Vieira Cavalcante (orientador) e Djanni Martinho dos Santos Sobrinh, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além do Marcelo Moura-Fé (URCA) , que participou como membro externo.
A dissertação, que promete uma ótima contribuição para o importante geoparque potiguar, tem como objetivo propor o desenvolvimento e aplicação de um jogo que articula conhecimentos sobre geodiversidade, geoconservação e sustentabilidade no contexto do território do Geoparque Seridó/RN.
Por fim, no dia 14 de julho, tivemos uma banca de defesa de dissertação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder) da UFCA, da mestra Alania Maria Leal Gouveia, intitulada: " Planejamento e gestão metropolitana no interior do Ceará: uma análise comparativa entre Juazeiro do Norte/Cariri e Sobral, orientada pelo professor Diego Coelho do Nascimento (UFCA), que presidiu a banca de defesa.
Na banca estiverem presentes também os professores Marcelo Moura Fé (URCA), Jeferson Antunes (URCA) e Francisco Raniere Moreira da Silva (UFCA), que avaliaram a dissertação que tinha como objetivo avaliar os Planos Diretores - PDs dos municípios sede das RMs estudadas (Juazeiro do Norte e Sobral), bem como os Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUIs da RMCariri e da RMSobral, especialmente quando trata-se das Funções Públicas de Interesse Comum - FPICs e da governança metropolitana.
Em breve a dissertação estará disponível no web site do Proder: https://proder.ufca.edu.br/
Ainda no mês de julho, o professor Marcelo Moura-Fé, fez a palestra de abertura da Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial, a VI edição Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO e I edição Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO.
Intitulada como: "Os Tempos do Ensino (aplicados em um território de geoparque)", a palestra foi realizada no dia 23, em formato híbrido, estando disponível no link do YouTube: https://www.youtube.com/live/oV25DV7zwsU
Por fim, em julho, tivemos mais um artigo publicado com resultados da dissertação da mestra Rosagleyde Pereira, em co-autoria com o professor Marcelo Moura-Fé, sobre a morfodinâmica do Pontal da Santa Cruz, em Santana do Cariri.
O artigo está disponível a partir das informações da referência abaixo:
PEREIRA, Rosagleyde da Silva; MOURA-FÉ, Marcelo Martins de. Análise morfodinâmica do Pontal da Santa Cruz, Santana do Cariri, Ceará. OKARA: Geografia em debate, v. 19, n. 1, p. 3-27, 2025. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-3878.2025v19n1.74240 Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/okara/article/view/74240 Acesso em: 19 set. 2025.
Por hoje é só, pessoal.
Se inscreva no nosso site para receber os informativos no seu e-mail.
Até a próxima!
Comentários