Informativo: ago. 2025
- Nigep Urca
- 3 de out.
- 2 min de leitura
Um mês com ótimas novidades.
Começando pela aprovação de dois novos projetos de pesquisa de Iniciação Cientifica, com a concessão de duas bolsas de Iniciação Científica, ambos tratando do inventário do Patrimônio Geomorfológico na região Sul do Ceará, sendo um financiado com bolsa da Funcap, outro do CNPq. Os projetos terão vigência de setembro de 2025 a agosto de 2026.
Foram feitas seleções de bolsistas, conforme normas dos editais, com a aprovação das discentes do curso de Geografia da Urca: Joana Ferreira (veterana do Nigep) e Letícia Souza (Foto 1). Parabéns para elas e bem-vinda ao Nigep, Letícia!

Também tivemos banca de defesa de tese de doutorado em agosto. No dia 15, em formato híbrido, o professor Marcelo Moura-Fé participou como membro externo da banca de Thales Vargas Furtado, doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC. A tese, que versa sobre a geodiversidade no ensino de Geografia, foi aprovada por toda a banca, que ainda contou com as participações do orientador, prof. Jairo Valdati (UFSC), pela profa. Maria Carolina Villaça Gomes (UERJ) e pelo prof. Suedio Meira (UFPI).
Parabéns, Thales!
Por fim, já no começo do mês, tivemos o XV Simpósio Nacional de Geomorfologia, o Sinageo, realizado na cidade de Natal, capital potiguar. O professor Marcelo Moura Fé integrou a Comissão Científica e coordenou o Grupo de Trabalho da Geodiversidade no evento (Foto 2).

O Coordenador do Nigep participou do minicurso: "Nucleídos Cosmogênicos e Geomorfologia Quantitativa: princípios, aplicações e estudos de caso" e, por fim, ministrou o minicurso "Inventário do Patrimônio Geomorfológico: seleção, avaliação e classificação", com uma ótima participação de colegas e estudantes de vários Estados e instituições do país (Foto 3).

E assim seguimos trabalhando e contribuindo com a ciência brasileira.
Façam sua inscrição no web site para receber as notificações das próximas publicações.
Até a próxima!
Comentários